Visita à empresa de Campinas gera perspectivas para Ribeirão Preto

3667

O vereador Marcos Papa (Rede) visitou a Ergostech, empresa especializada na produção de hidrogênio a partir de biomassa, e identificou novas perspectivas para Ribeirão Preto. O parlamentar, que tem entre suas bandeiras a sustentabilidade, constatou duas formas de trazer a tecnologia para o município: utilizando o lodo e provendo incentivos para usinas.

A primeira alternativa é utilizar o lodo da Estação de Tratamento de Esgoto – que hoje é destinado para o aterro sanitário sem qualquer tipo de aproveitamento – para a produção de energia elétrica. E a segunda alternativa é promover incentivos para que as usinas instaladas na Região Metropolitana passem a produzir hidrogênio a partir de resíduos agroindustriais.

“A utilização do lodo residual da Estação de Tratamento de Esgoto para geração de energia elétrica traria ganhos ambientais e econômicos consideráveis para o município. Além dos ganhos provenientes da utilização da bioenergia, o município deixaria de ser onerado pelo envio ao aterro sanitário e isso teria um impacto significativo no orçamento”, frisou Papa.

A visita ocorreu no último dia 3, na sede da empresa em Campinas, onde foram recepcionados pelo sócio-proprietário da Ergostech, Tohoru Watari, e pela ceo Luciana Yumi Watari. Papa viajou acompanhado da assessora Andréa Campaz Bombonato, que é engenharia ambiental.