Preocupado com o percentual de crianças imunizadas contra a Poliomielite em Ribeirão Preto, o vereador Marcos Papa (Podemos) quer saber quais medidas foram adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde para reverter a baixa cobertura vacinal na cidade. Requerimento de autoria de Papa, endereçado ao prefeito, foi aprovado pelo plenário na sessão da Câmara, na terça-feira, dia 11 de outubro.
Em coletiva de imprensa, na última sexta-feira (7), a SMS anunciou que apenas 55% das crianças de 1 a 4 anos estão vacinadas até o momento no Município – 18.542 das 33.559. A meta da SMS é vacinar 95% desse público contra a Pólio, também chamada de paralisia infantil – doença infecciosa transmitida por um vírus.
“É uma situação extremamente grave. Estamos questionando quais providências a Secretaria já está tomando para reverter esse quadro. 37 postos estão com a vacina para que haja essa medida preventiva. Depois que a infecção se instala as sequelas são gravíssimas, chegando, inclusive, a paralisia. Precisamos vacinar os nossos filhos. Te peço encarecidamente!”, frisou Marcos Papa em um vídeo postado nas redes sociais.
Gratuita, a vacina está sendo aplicada em 37 postos de Saúde de Ribeirão Preto das 8h às 17h. Durante a sessão da Câmara, Papa também defendeu o combate a desinformação.
Ainda no requerimento, o parlamentar enfatiza que a Pólio se encontra ou encontrava-se erradicada do Brasil e que uma baixa cobertura vacinal pode colocar em risco a segurança das crianças e reintroduzir a doença no País. O vereador questionou a Secretaria Municipal de Saúde sobre quais medidas serão tomadas caso a cobertura se mantenha abaixo de 95% e até quando ocorrerá a vacinação.