Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara, o vereador Marcos Papa quer a reforma imediata da ciclovia da Avenida Thomaz Alberto Whately, no Jardim Aeroporto, zona Norte de Ribeirão Preto.
“A ciclovia da Thomaz Alberto Whately se encontra em estado de calamidade em alguns trechos. Quero saber se a Prefeitura já acionou a garantia da obra que já deveria estar sendo reformada. Não precisa a televisão mostrar e o vereador cobrar. Não tem fiscal na Prefeitura para ver isso e determinar à construtora responsável que refaça um serviço pavoroso como aquele? Já que não tem gente na Prefeitura para fiscalizar e mandar fazer o que é pago com dinheiro do contribuinte que nós, vereadores, então demos essa ordem para a Prefeitura”, enfatizou Marcos Papa na Câmara.
No requerimento aprovado na sessão desta terça-feira (19), Papa ressaltou que a ciclovia tem trechos deteriorados com concreto estufado impossibilitando o uso seguro por ciclistas. A Prefeitura entregou a obra da avenida no primeiro semestre de 2022.
Ainda no documento, Papa questiona por que do estado de deterioração, se o problema se enquadra na cobertura da garantia técnica contratual, se a empresa responsável já foi notificada e se há previsão de a Prefeitura realizar os reparos necessários.
A situação da ciclovia também foi tema de reportagem pela imprensa local. Em pronunciamento na sessão, Papa também ressaltou que a ciclovia da Thomaz Alberto Whately foi construída com 20 anos de atraso, assim como a maior parte do sistema cicloviário do município, e que se trata de um modal utilizado por muitos munícipes.
Em março, Papa cobrou providências da Prefeitura para o matagal que tomou conta da ciclovia. O vereador também cobrou sinalização no cruzamento da Thomaz Alberto Whately com a Rua Barretos, no que classificou como “tragédia anunciada”.