Pelo menos oito sugestões apresentadas pelo vereador Marcos Papa e pela Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara de Ribeirão Preto, a qual ele preside, constam na mais nova versão do Plano Municipal de Mobilidade 2022. O projeto de Lei Complementar que institui o Plano foi protocolado na Câmara, na última segunda-feira, dia 28 de março.
As contribuições técnicas para uma mobilidade urbana sustentável miram uma Ribeirão caminhável e ciclável, onde as pessoas sejam a prioridade e tenham um sistema de transporte coletivo seguro, acessível, eficiente e confortável.
“Nosso mandato vem acompanhando a criação da Política Municipal de Mobilidade, desde 2019, sugerindo e colaborando na sua elaboração. Com esse foco, encaminhamos diversas sugestões durante as audiências públicas e reuniões que aconteceram no processo de revisão das leis complementares”, explicou Papa.
As sugestões são: Novo capítulo sobre o Transporte Coletivo; Novo capítulo exclusivo para o pedestre; Criação do Fundo da Mobilidade Urbana; Criação do Conselho Municipal da Mobilidade; Elaboração de um Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias; Implantação de Plano de Arborização do Sistema Viário, incluindo rotas verdes, a fim de incentivar o uso de modais não motorizados e a resiliência urbana climática; Implantação de um Plano das Calçadas, específico e emergencial; e Pontos de parada de ônibus qualificados.
“O Plano foi desenvolvido pelo novo Departamento de Mobilidade da Secretaria de Planejamento, cuja criação também atende a um pedido antigo do nosso mandato, bem como a constituição do Conselho de Mobilidade, que está sendo criado nessa Política”, destacou Papa, emendando que as contribuições técnicas apresentadas por ele, pela Comissão e pelo Coletivo Mobibicicleta foram amplamente discutidas pelos técnicos da Secretaria antes de constarem na nova versão do Plano.