A Câmara aprovou, na sessão legislativa de terça-feira, dia 22 de março, uma homenagem ao Centenário da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP). Proposto pelo vereador Marcos Papa, o projeto de Resolução autoriza a realização de uma sessão solene no Legislativo, dia 10 de junho, em comemoração aos 100 anos da Sinfônica.
“O Centenário da Orquestra Sinfônica é importante para Ribeirão, é importante para o Brasil. Devo a felicidade de ter sido levado à Orquestra Sinfônica pelo querido doutor Luiz Gaitani, que também me levou para a diretoria da Casa do Vovô. Peço voto favorável aos colegas para que tenhamos aqui, dia 10 de junho, a presença da Orquestra abrilhantando a nossa Casa. Nossa Orquestra completa 100 anos e essa afirmação só pôde ser feita graças ao trabalho profundo, extenso e cuidadoso da doutora Gisele Laura Haddad, que também é da nossa Orquestra”, enfatizou Papa no encaminhamento do projeto de Resolução.
O vereador solicitou que o site oficial da Câmara publique o artigo de pesquisa inédito sobre os 100 anos da Orquestra. Trata-se de um rico material em texto e ilustração, que enriquece a justificativa do projeto de Papa. O conteúdo foi pesquisado e esmiuçado pela professora doutora Gisele Laura Haddad, que é arquivista assistente da OSRP. Doutora em Música, Gisele Laura está escrevendo um livro sobre o centenário.
Idealizada em 1921, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto realizou seu primeiro concerto em 1922, no Teatro Carlos Gomes. Até 2006 acredita-se que a OSRP havia sido criada em 1938, mesmo ano da fundação de sua mantenedora, a Associação Musical de Ribeirão Preto. Porém, pesquisas realizadas a partir de então constataram, por meio de programas de concertos, publicações e arquivos históricos, que era ainda mais antiga.