Semana Municipal do Enfrentamento às Doenças Reumáticas

1246

O plenário da Câmara aprovou por unanimidade o projeto de minha autoria que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município a “Semana Municipal do Enfrentamento às Doenças Reumáticas”. O evento será realizado na semana do dia 30 de outubro, quando se comemora o Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo.

Semanas de Enfrentamento e Conscientização são dispositivos utilizados historicamente no Brasil, especificamente na Saúde, como uma forma de dar visibilidade para situações negligenciadas pela sociedade e com a finalidade de sensibilizar uma maior atenção e intervenção do poder público e sensibilizar a imprensa, facilitando ações necessárias da população na busca de ações preventivas, colaborando para a melhoria da disseminação de informações e melhorando as condições para que a população possa buscar apoio em situações que vivencia determinadas enfermidades.

As doenças reumáticas podem ser consideradas doenças negligenciadas pela população que considera como “doenças de velhos”, o que é um mito segundo os profissionais de saúde e entidades científicas especializadas no assunto.

O reumatismo é o nome comum para as doenças que afetam o sistema músculo esquelético, entretanto, não é correto chamar às mais de 100 doenças reumáticas de reumatismo.

Para a maioria das pessoas, quando se fala de reumatismo a referência encontrada é de doenças típicas dos idosos. Esta ideia é muito difundida, mas equivocada. As doenças reumáticas não são exclusivas de uma determinada faixa etária podem acometer crianças, jovens, adultos e idosos.

Artrite Reumatoide

Artrose

Espondilite Anquilosante

Fibromialgia

Gota

Lúpus – LES

Osteoporose

Artrite Psoriásica

Artrite Idiopática Juvenil

Esclerodermia

Esclerose Sistêmica Progressiva

Espondiloartropatias

Febre Reumática

Lombalgia

Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide – SAF

Síndrome de Sjögren

Vasculite

O tratamento precoce pode prevenir deformidades e melhorar a qualidade de vida de quem convive a doença. No obstante o tempo desde o início dos sintomas até o diagnóstico de uma doença reumática pode variar enormemente o que pode levar a alterações significativas do ponto de vista físico, no caso da artrite reumatoide até problemas de índole emocional no caso das vasculites.