Semana de enfrentamento contra Doenças Reumáticas

1367

Clique aqui e baixe o projeto completo> Semana de Enfrentamento e Conscientização para as doenças Reumáticas LEI 13255-14

Semanas de Enfrentamento e Conscientização são dispositivos legislativos utilizados historicamente no Brasil, especificamente na Saúde, como uma forma de dar visibilidade para situações negligenciadas pela sociedade e com a finalidade de sensibilizar uma maior atenção e intervenção do poder público e sensibilizar a imprensa, facilitando ações necessárias da população na busca de ações preventivas, colaborando para a melhoria da disseminação de informações e melhorando as condições para que a população possa buscar apoio em situações que vivencia determinadas enfermidades.

As doenças reumáticas podem ser consideradas doenças negligenciadas pela população que considera como “doenças de velhos”, o que é um mito segundo os profissionais de saúde e entidades científicas especializadas no assunto;

A partir de uma demanda específica por grupos organizados de pessoas com doenças reumáticas que relatam experiências em que a assistência ao assunto no município merece melhor atenção, propomos em formato de semana de enfrentamento e conscientização a possibilidade de pautarmos junto à sociedade, imprensa, poder público e usuários, discussões que visem potencializar a divulgação e informações úteis sobre a prevenção e enfrentamento das doenças reumáticas.

O Reumatismo é o nome comum para as doenças que afetam o sistema músculo esquelético, entretanto não é correto chamar às mais de 100 doenças reumáticas de reumatismo.
Para a maioria das pessoas quando se fala de reumatismo, a referência encontrada é de doenças típicas dos idosos. Esta idéia é muito difundida, mas equivocada. As doenças reumáticas não são exclusivas de uma determinada faixa etária podem acometer crianças, jovens, adultos e idosos.
Existem mais de 100 tipos diferentes de doenças que podem ser classificadas como reumáticas. Os tipos mais comuns de reumatismo, no Brasil, são a artrite, a artrose, a tendinite, a gota, as dores na coluna e a osteoporose. No Brasil existem cerca de 15 milhões de pessoas sofrendo de algum tipo de doença reumática.
Apesar de apresentarem alguns sintomas semelhantes, como dor nas articulações, cada tipo de doença reumática tem características próprias, as doenças reumáticas provocam dor e incapacidade, mas raramente são fatais.

Artrite Reumatóide

Artrose

Espondilite Anquilosante

Fibromialgia

Gota

Lúpus – LES

Osteoporose

Artrite Psoriásica

Artrite Idiopática Juvenil

Esclerodermia

Esclerose Sistêmica Progressiva

Espondiloartropatias

Febre Reumática

Lombalgia

Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide – SAF

Síndrome de Sjögren

Vasculite

O tratamento precoce pode prevenir deformidades e melhorar a qualidade de vida de quem convive a doença. No obstante o tempo desde o início dos sintomas até o diagnóstico de uma doença reumática pode variar enormemente o que pode levar a alterações significativas do ponto de vista físico, no caso da artrite reumatóide até problemas de índole emocional no caso das vasculites.

Algumas cidades do Brasil têm demonstrado atenção especial ao tema, instituindo uma datas específicas como uma oportunidade de incentivo a estudos e pesquisas científicas, divulgação dos direitos dos pacientes, grupos de apoio, conscientização e popularização do assunto e, sobretudo, de dar visibilidade e apoio da sociedade e do governo às pessoas acometidas pela síndrome bem como o estímulo a ações de prevenção na população.

Em razão da importância desta prática médica e objetivando sua maior valorização, aguardamos a aprovação pelos nobres pares, da propositura da Semana Municipal de Conscientização e Enfrentamento das Doenças Reumáticas.

Fontes das informações:

Site “Reumatoguia” – http://www.reumatoguia.com.br – acessado em 18/11/2013

Site “Sociedade Brasileira de Reumatologia”- http://www.reumatologia.com.br – acessado em 18/11/2013

Site “Ministério da Saúde” – http://www.saude.gov.br – acessado em 18/11/2013