A III Semana da Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto debaterá sobre os possíveis caminhos para uma mobilidade urbana sustentável com baixa emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara e autor da Lei que incluiu a Semana da Mobilidade no calendário oficial do Município, o vereador Marcos Papa (Cidadania) promoverá o webinar na sexta-feira, dia 24 de setembro, a partir das 15h.
Com o tema “Como (Re)construir o transporte coletivo sustentável em Ribeirão Preto?”, o webinar terá como convidado Guillermo Petzhold, coordenador de Mobilidade Urbana do Programa Cidades do WRI Brasil. Virtual, o evento será transmitido, ao vivo, na TV Câmara e nos canais oficiais do Legislativo.
“O último estudo divulgado pelo IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, mostra que estamos vivendo uma emergência climática e que agora, mais do nunca, precisamos de ações efetivas para a resiliência humana”, frisou Papa.
Transporte
De acordo com o mapeamento do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa) Municípios, o Observatório do Clima, o maior setor de fonte de emissão de Gases de Efeito Estufa de Ribeirão Preto é o transporte – 62% energia e dentro disso são 86.1% de transportes. “Ou seja, precisamos rever nosso sistema de mobilidade urgentemente, priorizando os modais não motorizados e o transporte coletivo”, ressaltou o vereador, emendando que “os desafios da crise do transporte coletivo se agravaram com a pandemia”.
A WRI destaca que as cidades enfrentam cada vez mais dificuldades para prover uma mobilidade eficiente às pessoas. Os ônibus, peça fundamental para esta visão, respondem por quase 90% do transporte coletivo do País, mas sofrem com o congestionamento e a perda de passageiros que migram para carros, motos e novas alternativas: “É urgente que prefeituras e operadores se unam para reverter esse cenário, priorizando o transporte coletivo e concentrando investimentos e ações que tenham foco nas pessoas”.
Especialista
Guillermo Petzhold trabalha por uma mobilidade mais sustentável, justa e de qualidade para as pessoas. Em 10 anos no WRI Brasil, liderou projetos nas áreas de transporte coletivo por ônibus, gestão da demanda de viagens, inovações em mobilidade e eletromobilidade, atuando em mais de 30 cidades na América Latina, junto ao poder público, startups e outros atores.
Petzhold é autor dos Cadernos Técnicos para Projetos de Mobilidade Urbana, em parceria com o Ministério das Cidades, Dia Um de Operação, Estratégias de Mobilidade Urbana para Organizações e Passo a Passo para a Elaboração de um Plano de Mobilidade Corporativa. O especialista escreveu artigos acadêmicos em parceria com diferentes universidades, como PUC Chile e MIT. Formado em Engenharia Civil, é Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
“Precisamos urgentemente debater e buscar novos caminhos para a qualificação do transporte coletivo, ações precisam ser tomadas agora para desenhar um futuro melhor para a mobilidade urbana”, concluiu o vereador Marcos Papa.