Redução do pedágio para quem trabalha

2372

Papa Pedagio

Na quarta-feira, 2 de setembro, o vereador Marcos Papa esteve em reunião com o corpo técnico da Artesp – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte de Estado de São Paulo, para tratar de um pleito antigo: a ideia de reduzir o pedágio para quem trabalha em uma cidade e mora em outra, utilizando a estrada diariamente para ganhar o pão. Papa espera poder aplicar, aqui em nossa região, um sistema diferenciado de cobrança que já está em funcionamento em outras cidades, como nas praças de pedágio Campinas – Jaguariúna e São Paulo – Birigui.

Tudo funciona de forma muito simples: o trabalhador se cadastra junto à concessionária, comprovando os endereços de moradia e trabalho nas cidades diferentes e deixando claro que viaja diariamente. Então, instala um dispositivo do tipo “Sem Parar” e o desconto, que dependendo dos estudos locais pode chegar a passar dos 50%, vem aplicado à fatura mensal.

Para o vereador, nossa região tem sofrido especialmente com a crise que o país enfrenta – a que se observar o nível crescente de desemprego, por exemplo. A redução do pedágio para quem usa a estrada para trabalhar seria um alívio para o bolso do trabalhador que economizaria mais dinheiro, ao mesmo tempo que poderia aumentar seu território de busca por emprego ou ampliação de serviços. Seguindo esse raciocínio, a redução do pedágio poderia ajudar a aquecer a economia local.

“A palavra final sobre a questão é do nosso governador, mas estou muito confiante, já que contamos desde o início com o apoio do Secretário Estadual de Logística e Transportes, Duarte Nogueira, que intermediou nossa reunião. Agora, teremos que aguardar o andamento dos estudos da Artesp para implantação do sistema e torcer para que esse processo demore o menor tempo possível. Estou animado!”, afirma Papa.

Papa Artesp

A reunião foi acompanhada pelo vereador Fabiano Trigo e pelo Secretário de Indústria e Comércio Carlos Liboni, ambos de Sertãozinho. O vereador Niltinho, também da cidade vizinha, enviou ofício somando forças. Papa aproveitou a oportunidade e ampliou seu pedido, requerendo estudos em âmbito regional.

Acesse os ofícios encaminhados por Marcos Papa à ARTESP:

2015 079 Oficio Marcos Papa – ARTESP – STZ RP

2015 080 Oficio Marcos Papa – ARTESP – geral