Projeto do vereador Marcos Papa institui Dia da Homeopatia no Calendário Oficial

1397

A Câmara de Ribeirão Preto deve votar, nesta terça-feira (29), o projeto de autoria do vereador Marcos Papa (PV) que institui o Dia da Homeopatia, 21 de novembro, no Calendário Oficial de Eventos do Município. A data oficial poderá mobilizar as entidades representativas dessa prática médica a realizar e difundir atividades alusivas, com o intuito de aproximar o tema da população.

Segundo estudos acadêmicos, a homeopatia é um método de tratamento que vê o ser humano como um todo e foi criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796. O médico homeopata baseia-se no princípio que o organismo tem a capacidade de reagir às doenças que o acometem e, portanto, são necessários medicamentos que vão agir no paciente em sua totalidade e que o ajudarão a combater sozinho os sintomas. Com o reequilíbrio do organismo, a doença (desequilíbrio) será afastada.

O dia 21 de novembro foi oficialmente instituído em homenagem à chegada em terras brasileiras do homeopata francês Benoit Jules Mure (1809-1858), a bordo do navio Eole, junto com 100 famílias provenientes da França. Chegando ao Rio de Janeiro, começa a clinicar e rapidamente difundir a homeopatia no restante do país.

Em razão da importância desta prática médica e objetivando sua maior valorização, o vereador Marcos Papa (PV) convida os entusiastas da homeopatia a acompanhar o processo de criação desta data oficial no município.