Agora é Lei! Instituído o Junho Laranja e a Semana Municipal de Prevenção às Queimaduras no calendário oficial de eventos de Ribeirão Preto. De autoria dos vereadores Marcos Papa e Ramon Faustino, a Lei n° 14.962 foi sancionada pelo chefe do Executivo e publicada no Diário Oficial do Município, no dia 5 de julho.
O objetivo da Lei é dar viabilidade às políticas públicas intersetoriais de prevenção e cuidados relacionados aos incidentes causadores de queimaduras, bem como democratizar e ampliar as informações relacionadas ao atendimento e tratamento. A matéria foi aprovada, por unanimidade, na Câmara no dia 18 de junho.
O prefeito vetou quatro artigos da Lei, que serão analisados pelos vereadores após o recesso parlamentar. Papa está propondo uma reunião com o Executivo para sensibilizá-lo sobre a importância da Lei e de campanhas de conscientização que previnam acidentes com queimaduras e assim preservem a vida.
Ao fazer uso da tribuna do Legislativo, o médico Jayme Adriano Farina Junior, coordenador da Unidade de Queimados da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas, informou que o número de queimaduras no Brasil, anualmente, chega a 1 milhão. Cerca de125 mil internações por ano e aproximadamente 2,5 mil óbitos no mesmo período, ou seja, sete mortes por dia. “A maioria das queimaduras ocorre dentro de casa. Temos que fazer campanha de prevenção”, frisou o especialista.
Durante a aprovação do projeto no Legislativo, Papa defendeu que a Prefeitura utilize recursos públicos para promover campanhas de prevenção e cuidados com queimaduras. “Quero fazer um pedido ao prefeito Duarte Nogueira que vem gastando milhões de reais em propaganda que a cidade não precisa sobre as obras que são feitas. Mas esse tipo de prevenção, ai sim, vale a pena pagar agência de publicidade para que essas informações cheguem a um maior número de pessoas, porque isso previne, isso sim seria importante, pois preserva a vida”, enfatizou.