A Secretaria Municipal de Educação abriu as portas das escolas municipais para o Programa Ribeirão -3°C, que visa tornar a área urbana 30% verde até 2030. A Solução 12 do Plano, que dispõe sobre o projeto de educação e o verdejamento das escolas, foi o tema de uma reunião entre representantes do Programa, o vereador Marcos Papa (Cidadania), o secretário Municipal de Educação, Felipe Elias Miguel, a secretária Municipal de Meio Ambiente, Catherine D’Andrea, e profissionais da SMS.
Na reunião remota, realizada no dia 21 de junho, o secretário elogiou o Programa Ribeirão -3°C e manifestou interesse em somar forças, por meio de arborização das escolas, formação ambiental dos professores e até inclusão da Agenda 2030 na grade dos estudantes. O secretário, inclusive, sugeriu a EMEF Professor Paulo Freire, localizada no bairro Jardim Heitor Rigon, para o ‘pontapé inicial’.
“O interesse do secretário de Educação nos deixou muito felizes, pois há anos trabalhamos pela arborização urbana e pela consolidação do Programa Ribeirão -3°C. Esperamos que o verdejamento das escolas se torne uma realidade. O Plano do Ribeirão -3°C foi construído de forma coletiva, um belíssimo trabalho realizado por técnicos voluntários e entidades”, enfatizou Papa, que preside a Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara.
A primeira visita técnica à escola-piloto ocorreu na terça (29) e reuniu um importante grupo de professores, educadores, ambientalistas e arquitetos, que definiram as próximas ações. A Solução 12 está dividida em quatro etapas: mapeamento das escolas, projeto de paisagismo em conjunto com professores, campanhas educativas e plantio com as famílias.
Com o objetivo de unir ONGs, empresas, comunidade acadêmica, Poder Público e sociedade civil em uma grande colaboração para o meio ambiente local, o Programa Ribeirão -3°C foi lançado oficialmente pelo mandato do vereador Marcos Papa e é gerido pelo Fórum Permanente de Inovações Urbanas.
Leia também:
Programa “Ribeirão -3° C” é apresentado na Semana do Meio Ambiente
Por investimento em arborização, Papa envia abaixo-assinado ao prefeito