O vereador Marcos Papa tem feito uma série de apelos ao secretário de Saúde, Sandro Scarpelini, para que todos os profissionais da rede deem o exemplo e usem máscaras durante todo o expediente, em todas as unidades de Saúde de Ribeirão Preto.
Papa, que votou contra multa prevista no decreto do prefeito – por entender que eventual punição a munícipes que não usarem máscaras deveria ocorrer por meio de lei municipal e não por decreto – na sessão da última quinta-feira, dia 23 de abril, voltou a se manifestar pela utilização, principalmente por profissionais da Saúde.
O vereador foi o primeiro a enfatizar a necessidade de uso de máscara como meio de proteção contra o Coronavírus. Porém, na época – a primeira manifestação pública é datada de 19 de março -, denúncias davam conta de falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) nas unidades de Saúde do município. Hoje, o problema não seria a falta de equipamentos, mas, sim, de orientação/cobrança dos superiores.
“Temos profissionais trabalhando sem máscara nos hospitais públicos de Ribeirão Preto e nas UBSs, profissionais que não estão usando EPIs, colocando a própria saúde em risco. Lembrar que muitas vezes esse profissional, que é investido de muita coragem, não está imune ao Coronavírus”, ressaltou na sessão virtual realizada no dia 14 de abril.
Papa ainda acrescentou: “O Coronavírus, como todos sabem, infelizmente, ainda não tem remédio. Há um cenário difícil que se aproxima. Nós temos que preservar a vida e os profissionais de Saúde têm que dar exemplo. Eu quero fazer mais esse chamamento público ao doutor Sandro Scarpelini e aos coordenadores das unidades de Saúde que se atentem para essa questão”.
Durante a sessão do dia 9 de abril, o parlamentar também ressaltou a necessidade. “Tenho fotos de unidades de Saúde de Ribeirão Preto onde os profissionais não estão usando máscaras. Não estou publicando porque não é hora de causar mais tumulto. Quero pedir ao secretário de Saúde, publicamente, que oriente os servidores da área de Saúde, que estão nas unidades de Saúde do município, para usarem máscaras”.