Defensor de sistemas de transporte público de qualidade, o vereador Marcos Papa (Podemos) esteve na Artesp, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo, na Capital, nesta quinta-feira, dia 28 de julho, para tratar dos problemas que afetam o transporte intermunicipal. Usuários de toda a região de Ribeirão Preto têm procurado por Papa para denunciar ônibus quebrados, atrasos e superlotações.

Em reunião com técnicos da Agência, Papa relatou os problemas e entendeu por que de tantas falhas: o decreto que regulamenta o transporte na região foi elaborado em 1989. Um novo decreto foi feito em 2015, porém, de forma superficial: sem pesquisa origem/destino e sem um diagnóstico para entender as atuais demandas.

São mais de 30 anos, o mundo mudou muito de lá para cá. Esse é o ponto de partida. Então vamos unir as cidades da região para fazer isso, esse pedido, essa pressão, esse tensionamento saudável junto à Secretaria de Logística e Transportes para levar essa demanda. Estamos agendando essa próxima reunião”, destacou.

Papa defenderá que sejam realizados uma nova pesquisa e um novo diagnóstico para embasarem uma nova licitação, um novo contrato e, finalmente, um serviço de qualidade.

Essa é a solução, é o que defendo. Pode ter transporte melhor na região? Sim, muito melhor. Que não seja remendo velho em pano pobre, como estão fazendo em Ribeirão. Defendo que a futura licitação seja feita por área e não linha a linha, como é hoje. Se for por área, a empresa pode equilibrar, já que numa linha tem menos passageiro, em outra mais. Na linha a linha é mais difícil, se não tem passageiro cortam ônibus e piora tudo”.

E emendou: “Toda a região reconheceu no nosso trabalho como fiscalizador do transporte público de Ribeirão. Quero agradecer o professor Hoc, deputado estadual e nosso candidato ao Senado, que fez essa agenda, e ao Danilo, assessor do professor Hoc, que sabe muito a respeito e nos acompanhou nessa reunião para entendermos toda a questão”. Papa viajou a São Paulo acompanhado do assessor Dário Teófilo.