O vereador Marcos Papa (Podemos) quer que a Prefeitura de Ribeirão Preto interceda junto ao Governo do Estado para regularizar com urgência o contrato de transporte escolar dos alunos das escolas estaduais no Município. A suspensão do transporte escolar está afetando a rotina de mais de 1,5 mil estudantes e seus familiares. Cristo Redentor e Fazenda da Barra estão entre os bairros mais prejudicados.
Acionado por pais de alunos, Papa abordou o problema na sessão da Câmara desta terça-feira, 7 de janeiro, quando foi aprovado requerimento de sua autoria, em que pede ao prefeito Duarte Nogueira que interceda junto ao governador Tarcísio de Freitas.
Durante seu discurso, Papa informou que está acionando a deputada federal Renata Abreu, presidente Nacional do Podemos, para que também interceda junto ao Estado de modo a resolver o problema o mais rápido possível – uma vez que muitos estudantes estão faltando as aulas e muitos pais estão sendo prejudicados no serviço.
No requerimento aprovado, o parlamentar explicou que o problema reside no contrato de prestação de serviço entre o Governo do Estado e a Sertrans, empresa responsável pelo transporte escolar. “O Estado disse que vai organizar uma contratação emergencial. Nosso requerimento pede tão somente que o prefeito atue junto ao Governo do Estado para que isso ocorra o mais rápido possível”, enfatizou.
Papa ainda acrescentou: “Fomos procurados por moradores do Cristo Redentor, principalmente, que sofrem muitas vezes a necessidade de percorrer até 50 quilômetros para que os filhos tenham aula. Falta a Prefeitura entregar uma escola no Cristo Redentor, que até agora tem apenas uma creche. Os estudantes já tiveram muito prejuízo durante a pandemia, e que não deveriam passar por mais essa dificuldade agora”.
Atualmente Ribeirão Preto conta 83 escolas estaduais atendendo ensinos fundamental e médio. O requerimento de Papa traz ainda reportagem do G1 mostrando o drama vivido por centenas de famílias devido a suspensão do transporte escolar.