Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara de Ribeirão Preto, o vereador Marcos Papa (Cidadania) visitou a Lagoa do Saibro e a nascente do Córrego das Palmeiras, na última terça-feira, dia 17 de agosto, acompanhado pelo secretário Municipal de Infraestrutura, Carlos Eduardo Nascimento Alencastre, e sua equipe técnica. Também estiveram presentes lideranças locais, dentre elas, o senhor Waldemar e as senhoras Amparo e Sônia.
O objetivo da visita é resolver um antigo problema na estrutura da lagoa do Córrego das Palmeiras, cuja vazão está desnivelada, impedindo que a água chegue a Lagoa do Saibro, que está seca. Esse desnível também está causando assoreamento na lagoa existente no Condomínio Villa D’Itália, no Jardim Interlagos.
Papa frisou que a intervenção, por parte da Infraestrutura, precisa ser feita agora, no período de estiagem. “Assim quando as benditas chuvas chegarem tudo esteja preparado! O problema é antigo, já fizemos inúmeras reportagens aqui, mas o objetivo da visita técnica é que a Secretaria de Infraestrutura tome as providências necessárias para melhorar o nível de água da Lagoa da nascente do Córrego das Palmeiras para que encha a Lagoa do Saibro”, explicou o presidente da Comissão de Meio Ambiente.
E emendou: “A Secretaria de Infraestrutura estará também corrigindo o prejuízo que a própria Prefeitura causou aos moradores do Condomínio Villa D’Itália, que estão tendo que bancar do próprio bolso uma reforma na Lagoa interna por conta do assoreamento. A vazão exagerada no Córrego das Palmeiras seca a Lagoa do Saibro e assoreia a lagoa do Condomínio. Ao corrigir esse problema, a Secretaria beneficiará toda a região”.
Leia também:
Plano Diretor: emenda de Papa garante desenvolvimento ordenado e protege zona Leste
Governo diz à Marcos Papa que cumprirá prazo para entrega de projeto da Lagoa do Saibro