Com o objetivo de contribuir para a redução dos impactos ambientais e fomentar a alimentação saudável nas crianças, o vereador Marcos Papa (Rede) se reuniu com representantes da Secretaria Municipal da Educação, do DAE (Departamento de Alimentação) e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), no último dia 23, para discutir a implantação da Campanha “Segunda Sem Carne”, na rede municipal de ensino.
A proposta consiste em substituir a proteína animal por proteína vegetal na merenda escolar, um dia na semana, a princípio às segundas-feiras. Indicado por Papa ao Executivo, em junho de 2017, o projeto deve sair do papel nos próximos meses.
“A Secretaria Municipal de Educação montará um Plano de Ação para 2019, incluindo ações de educação ambiental, como palestras, aulas e eventos. A ideia é implementar a campanha de forma gradativa, através de projetos pilotos, envolvendo os docentes, funcionários, pais e alunos”, enfatizou Marcos Papa, emendando que a efetivação da campanha também contribuirá para a redução da emissão de gases do efeito estufa.
Na rede estadual, a Segunda Sem Carne já é realidade. “Além de incluir no cardápio, a Secretaria também está orientando as escolas e os próprios estudantes sobre os benefícios dos pratos alternativos. Palestras sobre os riscos de doenças cardiovasculares e diabetes, impacto ambiental decorrente da criação de animais para o consumo humano e a diminuição da emissão de gases do efeito estufa foram incluídas na programação, de acordo com o ciclo de ensino e região”, segundo a Secretaria Estadual de Educação.