O vereador Marcos Papa se reuniu com a deputada estadual Marina Helou, na última quarta-feira, dia 22 de maio, na Assembleia Legislativa, para pedir seu apoio na luta pela reposição de profissionais da Saúde no Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto e pelo retorno imediato dos transplantes de fígado.
“Precisamos alterar um decreto estadual que impede o chamamento de aprovados em concursos até mesmo em hospitais de alta complexidade. A burocracia não pode colocar em risco um serviço que é referência, muito menos a vida das pessoas que precisam dele”, enfatizou Marcos Papa. O vereador se refere ao decreto n° 61.466/2015, de autoria do então governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que dispõe sobre a admissão, a contratação de pessoal e o aproveitamento de remanescentes na Administração direta, indireta e fundacional do Estado.
Para Papa, o Artigo 2° do decreto deve excetuar, além das universidades públicas estaduais, os hospitais de alta complexidade com autonomia financeira e orçamentária próprias, como é o caso do Hospital das Clínicas. “Sem que possa fazer uma reposição automática dos profissionais que se aposentam, dos que falecem e dos que pedem demissão, o HC sofre com o déficit de mão de obra especializada, o que reflete diretamente no número de cirurgias, transplantes e atendimentos gerais. Esse decreto precisa ser revisto com urgência”, concluiu o vereador Marcos Papa.