Por mais avanços na Câmara de Ribeirão Preto e pela adoção de medidas de transparência que beneficiem toda a população, o vereador Marcos Papa (Cidadania) entregou, na tarde da última terça-feira, dia 30 de novembro, uma nova Carta Compromisso ao presidente Alessandro Maraca – momentos antes da eleição da Mesa Diretora, que reconduziu Maraca à presidência para o exercício de 2022.
No dia 29 de dezembro de 2020, Papa abriu mão de disputar a principal cadeira do Legislativo e apoiou Maraca para a presidência depois de se reunirem e Maraca concordar com pautas de Papa com vistas ao avanço da Casa de Leis. Na nova Carta Compromisso, Papa destacou compromissos cumpridos por Maraca ao longo de 2021, como a aquisição de assinatura eletrônica para os vereadores, o que resultará em maior celeridade nos processos administrativos e legislativos.
Papa reiterou compromissos, que não foram cumpridos por Maraca, como a realização de concurso público para contratação de auditor fiscal e técnico em contabilidade para auditar a execução do orçamento, e a doação à Prefeitura de todos os veículos oficiais destinados aos vereadores, subsequente a realização de licitação para locação de carros populares – cujas diárias serão contabilizadas no centro de custo de cada gabinete.
Outro compromisso assumido com Papa, que foi cumprido por Maraca, diz respeito a exigência de curso superior para todos os assessores parlamentares nomeados nos gabinetes. Recentemente aprovada na Câmara, por meio de projeto de Resolução, a exigência será escalonada começando a exigência pelo cargo de chefe de gabinete e visa uma atuação mais técnica e qualificada por parte dos mandatos parlamentares.
Por fim, Papa, que é presidente da Comissão de Transparência e Legislação Participativa, acrescentou novos pleitos: regulamentar o uso da tribuna livre e alterar a interface do site da Câmara tornando-o mais simples e a integração de dados do Open Legis.
“O presidente Maraca reiterou empenho na questão dos carros oficiais, do concurso para termos um auditor fiscal e na transparência, pautas que o nosso mandato considera essenciais, por isso apoiei sua recondução à presidência da Câmara, certo de que avançaremos ainda mais neste Parlamento, que é independente e soberano”, concluiu.