Pontos de ônibus ruins são só a ponta do iceberg

1485

“Uma boa cidade não é aquela onde os pobres andam de carro, mas sim aquela onde até os mais ricos usam o transporte público”. Essa frase de Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá, tem sido um incentivo para meu mandato. Você deve se lembrar que desde a campanha eleitoral eu já selava meu compromisso com esse tema, na época, utilizando como símbolo os pontos de ônibus inadequados que temos na cidade.

Abrigos

Quando assumi o cargo de vereador, com a autoridade delegada, pude me aprofundar mais diretamente no assunto e logo me inseri no bojo da CPI do Transporte público urbano – da qual fui relator. Vale destacar que uma administração municipal com o mínimo de brio, teria se envergonhado com o número e gravidade das irregularidades que levantamos e documentamos e teria voltado atrás, tomando providências (veja os links no final deste artigo). Infelizmente, você sabe que não foi isso que ocorreu. Então, mesmo com a CPI barrada pela base aliada, continuei as investigações, dei publicidade ao relatório final e procurei algumas vezes o MP local e o Tribunal de Contas Paulista para dar vazão às denúncias. Cheguei até mesmo a ir ao Procon: se a Prefeitura não respeita as pessoas em sua cidadania, pelo menos deveria respeitá-las como consumidores, público pagante das tarifas dos ônibus! Tudo caminha, infelizmente, à base da força da Justiça e muito mais lentamente do que você e eu desejamos, mas não fosse a nossa luta, caminharia para trás!

Abrigos Brasilia

Ainda estamos longe do cenário que presenciei em Brasília nesse último final de semana (foto), ou do que já vi em São Paulo e em outras cidades menores do porte de Ribeirão Preto. Em vez de um mero marco azul espetado na terra, ou de um “abrigo” que também não oferece muito espaço e proteção – a não ser para o bandido, que pode se esconder atrás dele, temos aqui um exemplo amplo, confortável, protegido e que garante a visibilidade. Olha só essa foto.

Não seria difícil fazer isso e nem é preciso angariar novos recursos. Para o design, a prefeita já tem técnicos competentes à mão na secretaria do Planejamento, além de uma meninada boa nos bancos das faculdades de arquitetura da cidade, provavelmente doida para participar de concursos de ideias. O dinheiro, como tenho denunciado, poderia vir da receita milionária não regularizada que brota da comercialização dos anúncios nos pontos existentes. Ainda sobraria!

Com tudo isso, a prefeita insiste em deixar o transporte público ser uma opção horrível, escolhida apenas para quem não tem outra forma de se locomover. Sem atrativos de eficiência e conforto no transporte público coletivo e sem adaptação da cidade para meios mais limpos e ecológicos, o trânsito torna a vida de todos um inferno: quem tem carro ou moto, se arrisca, gasta dinheiro, polui o meio ambiente e entope o trânsito, legitimamente fugindo do desconforto sofrido diariamente por muitos cidadãos e cidadãs que se espremam cansados embaixo de chuva ou de Sol, esperando ônibus que mal servem suas necessidades.

SAIBA MAIS clicando nos links abaixo:

Confira o relatório final de Marcos Papa para a CPI dos Transportes

Entenda de forma fácil e ilustrada as irregularidades levantadas pela CPI

Veja um dos discursos de Papa sobre o tema

Relembre o apelo ao apoio da população para que a CPI não fosse barrada.

A primeira reunião com o Ministério Público

Sem poder contar com o mínimo de bom senso da Prefeita, procurei o Procon

Da mesma forma, o contato se estendeu para o MP do Consumidor que chegou a congelar a tarifa em 2014