Acompanhada por uma representante da ARES-PCJ, a Agência Reguladora, uma equipe técnica da Saerp, a Secretaria Municipal de Água e Esgoto de Ribeirão Preto, esteve no Parque das Artes, na manhã da última quinta-feira, dia 17 de agosto, para fiscalizar o vazamento de esgoto denunciado pelo vereador Marcos Papa (Podemos). O esgoto que chega a uma das lagoas do Parque vem do Jardim Canadá.
O ponto de extravasamento, no fundo de um terreno da Avenida Carlos Consoni, foi identificado por outra equipe da Saerp, que executou o reparo da rede no dia 15 de agosto – as vistorias começaram dia 3. A força-tarefa ocorreu após Papa acionar a ARES. Como ainda há espuma na água que chega à lagoa, o vereador solicitou nova análise. Papa teme pela saúde dos frequentadores, da fauna e da flora do Parque.
Em resposta à Agência Reguladora, a Saerp alegou dificuldade em identificar o ponto exato de extravasamento “devido à presença de áreas verdes onde passam redes de esgoto, muitas das quais incorporadas por propriedades particulares”.
“Para fins de manutenções futuras, sendo desta Secretaria ou de qualquer outro órgão pertencente ao Poder Público, sugiro que seja notificado o Ministério Público afim de verificar os empecilhos apresentados pelos proprietários de imóveis que incorporaram áreas sem a devida autorização”, pontuou no Relatório de Vistoria.
Papa está oficiando o Ministério Público sobre as referidas incorporações e questionando oficialmente a Secretaria Municipal de Justiça a respeito das medidas adotadas pela Prefeitura para preservar áreas verdes do Jardim Canadá.
A vistoria no Parque e na área verde foi acompanhada pelos assessores parlamentares Gabriel Benedetti e Monize Zampieri. O local será mantido em observação pela Saerp a fim de averiguar se existem mais pontos de extravasamento de esgoto do Jardim Canadá.