Crítico ferrenho do atual sistema de transporte público, o vereador Marcos Papa classificou como decepção a “nova frota” de ônibus de Ribeirão Preto. Dos 50 veículos anunciados pela Prefeitura para o mês de julho, somente 12 foram entregues – e demorarão entre 10 e 15 dias para circular devido a documentação. A apresentação dos primeiros ônibus ocorreu na manhã da última segunda-feira, dia 31 de julho, durante uma cerimônia realizada próximo ao Conjunto Habitacional João Rossi.
“Sabe a história do malandro que vendeu uma coruja pintada de verde falando que era papagaio? É isso aqui. Esses ônibus que a Prefeitura está apresentando como um sucesso só mudaram a pintura. Ar-condicionado e wi-fi darão uma sensação de conforto aos usuários, sim, mas não é novidade em transporte público, gente. Esses ônibus estão sendo entregues com dois anos de atraso. A rampa do cadeirante que sempre dá problema continua aqui ainda”, ressaltou Papa apontando para o acesso de cadeirantes.
Com mais de 350 ônibus – sucateados e vencidos desde o final de 2021, expondo a população diariamente ao risco de morte – a frota atual será substituída por cerca de 300 veículos com suspensão pneumática, avaliados em R$ 800 mil cada, e somente 50 modelos padrons com ajoelhamento para os dois lados – estimados em R$ 1,3 milhão cada. Os padrons serão usados nos corredores de ônibus que estão sendo construídos.
O dispositivo facilita e proporciona mais segurança a cadeirantes e idosos durante embarque e desembarque. Papa lamentou que, mesmo contando com ar-condicionado, suspensão e wi-fi, os novos ônibus não sejam todos de modelos modernos. “Discordo. Todos deveriam ser modelos modernos com ajoelhamento para os dois lados. São milhões de reais transferidos pela Prefeitura aos cofres do Consórcio PróUrbano. Foram dois anos de atraso para entregarem ônibus do modelo antigo. Não me conformo”, frisou Papa.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Papa ainda lembrou a proximidade das eleições de outubro de 2024 e a possibilidade dos ônibus serem entregues a conta-gotas.