“Ribeirão Preto não tem o que comemorar na Semana do Meio Ambiente. O dia mundial, para nós, é uma data de reflexão e tomada de decisão, mas não de celebração em razão do desprezo que o atual Governo tem pelas questões ambientais. A Prefeitura precisa correr contra o tempo e investir em projetos e programas que visem resiliência, sustentabilidade, verdejamento, mobilidade ativa e de baixa emissão, gestão sustentável da água e cidade lixo zero”.
A declaração é do vereador Marcos Papa, autor do requerimento que reitera cobrança à Prefeitura para que seja elaborado e implantado em Ribeirão Preto, com urgência, um Plano Municipal de Mudanças Climáticas. Desde agosto de 2021, Papa cobra esclarecimentos, providências e investimentos da atual Administração.
No requerimento, aprovado na sessão da Câmara desta terça-feira (4), Papa lembra do relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), em 2021, destacando que para limitar o aquecimento global em qualquer nível requer, no mínimo, que as emissões líquidas de CO2 sejam zeradas e que outros gases de efeito estufa, como o metano, sejam substancialmente reduzidos.
O vereador ponderou resposta que recebeu da Prefeitura à época, assinada pelo chefe da Divisão de Fomento à Agricultura e Energia Renovável, de que a Secretaria de Meio Ambiente estava elaborando o Plano de Mudanças de Ação às Mudanças Climáticas, em conjunto ao COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).
Ainda no requerimento, Papa alertou que as mudanças climáticas tiveram relação direta com a tragédia ambiental ocorrida no Rio Grande do Sul e o estudo que identificou que o aquecimento global aliado à falta de infraestrutura tornou a tragédias duas vezes mais provável de acontecer e aumentou sua intensidade numa escala de 6% a 9%.
Em vídeos postados em suas redes sociais, Papa enfatiza o destrate do Governo atual na área ambiental, mas adverte que a população pode fazer sua parte, como evitar o desperdício de água e evitar o consumo de plásticos de uso único.
O vereador Marcos Papa é autor da Lei Municipal n° 13.600/2015, que incluiu no Calendário Oficial de Eventos do Município o “Junho Verde”, como mês de conscientização para ações sustentáveis em prol do meio ambiente.