Presidente da Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Relações Internacionais e de Consumo, o vereador Marcos Papa (Podemos) conheceu o Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira, que está sendo desenvolvido dentro do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Sertãozinho em parceria com a ACI (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto).
A visita ao Campus Sertãozinho ocorreu na manhã da última quinta-feira, dia 19 de maio. Papa foi recebido pelo diretor geral Paulo Sergio Calefi, pelo diretor de Pesquisa e Inovação, André Luís Dias, e pela diretora de Extensão, Lívia Maria Lovato.
O Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira envolve parte do grupo de entidades que atuam no Arranjo Produtivo Local (APL) de Cervejas Artesanais o Polo Cervejeiro, um dos núcleos do Programa Empreender da Acirp, o Supera Parque, o IFSP, a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento de Ribeirão Preto e o Sebrae.
“Fiquei encantado com tudo o que vi nessa visita e com todos as informações que os diretores me repassaram. Foi uma manhã muito agradável, animadora e interessante. O projeto envolve equipamentos que serão utilizados na análise de qualidade físico-química e microbiológica de produtos e insumos, e também para a transformação digital de processos industriais em microcervejarias”, enfatizou Papa.
O Campus Sertãozinho do Instituto Federal oferece diversos cursos desde o ensino médio integrado ao técnico, passando por engenharias, licenciaturas e pós-graduação. Além de atuar no ensino, a unidade oferece oportunidades para desenvolvimento de pesquisa aplicada, inovação (com projetos financiados pela FAPESP, CNPq, entre outras agências de fomento) e atividades de extensão.