Por Arthur Brunello
Candidato à reeleição na Câmara de Ribeirão Preto, o vereador Marcos Papa (Podemos), que tem o meio ambiente entre as principais bandeiras de seu mandato parlamentar, recebeu, essa semana, a “Carta de Ribeirão Preto sobre gestão e proteção da área de recarga do Sistema Aquífero Guarani (SAG)”.
O documento, que abrange nove recomendações elaboradas no 1º SAGuas, Seminário Aquífero Guarani e Rio Pardo: Demandas e Ações, foi entregue ao vereador pela presidente da Soderma (Associação de Defesa Regional de Meio Ambiente), Regina Carneiro.
“É um momento especial e importante para trazermos à tona as questões do Aquífero Guarani e contamos que na Câmara esse trabalho também seja feito, no sentido de esclarecer para a população sobre essa riqueza que nós temos aqui, que deve ser preservado”, completou a representante da Associação de Defesa Regional.
O intuito da Carta é fomentar as ações dos Municípios para aumentar as medidas de proteção ao Aquífero Guarani e unificar as estratégias para a sua preservação.
“Não é só o morador da Zona Leste que bebe água do Aquífero Guarani, é Ribeirão, é toda região, é o Brasil. É transnacional o cuidado que temos ter com o Aquífero. Sou membro da Câmara de Ribeirão Preto, capital de uma região metropolitana, e é ali que temos que estar atentos às leis que preservam e protegem a recomposição desse manancial tão importante. Fico feliz de ser reconhecido como uma liderança que pode levar isso adiante” frisou Papa.