Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara de Ribeirão Preto, o vereador Marcos Papa (Podemos) quer saber quanto a Prefeitura gastou do orçamento próprio, entre os anos de 2018 e 2022, para operações de recapeamento e de tapa buraco de vias públicas.
Por meio de requerimento, aprovado pela Câmara, na sessão ordinária do dia 20 de dezembro, Papa também questionou o montante de empréstimos celebrados pela Administração tanto para recapeamento quanto para tapa buracos no mesmo período.
Paralelo ao investimento em vias seguras, Papa defende maior investimento em calçadas e ciclovias de modo a melhorar as alternativas ao carro particular. Nos últimos anos, a Comissão presidida por Papa tem proposto emendas à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual) com vistas a melhorias efetivas nas calçadas, nos parques, no clima, na arborização urbana e na reciclagem.
Dentre as propostas está a elaboração de Manual Técnico e Ilustrativo das Ruas, incluindo padronizações, desenho urbano, materiais e outras especificações para as calçadas, avenidas, ciclovias, mobiliário, padrão da arborização das vias e obras viárias.
“O manual promove uma ideia equilibrada do design das ruas, que reconhece a necessidade de acomodar a vida pública e as comodidades, além de atender às funções tradicionais dos corredores de ligação e transporte”, frisou o vereador Marcos Papa.