Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara, o vereador Marcos Papa (Podemos) quer que a Saerp (Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) emita um laudo técnico sobre um eventual vazamento de esgoto em uma das lagoas do Parque das Artes. Papa não descarta também solicitar laudo técnico para a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado).

A solicitação foi formalizada por meio de requerimento endereçado ao prefeito Duarte Nogueira. No documento, que foi aprovado na sessão da Câmara da última quinta-feira, dia 8 de dezembro, Papa voltou a cobrar providências com relação a manutenção das lagoas – uma delas está completamente tomada por uma vegetação, devido a um processo chamado eutrofização, que tem resultado na morte de peixes e patos.

Papa sugeriu que seja instalado um sistema de filtragem na tubulação que liga as lagoas ao Jardim Canadá. O vereador já havia solicitado zeladoria no Parque de forma urgente e permanente. No requerimento de 17 de novembro, o parlamentar detalhou o problema e destacou ter sido acionado por frequentadores e moradores do entorno.

Desde então dois funcionários da Prefeitura têm feito limpezas na lagoa, mas em proporções insuficientes diante da infestação da alga. Papa esteve no Parque para checar a situação e monitorar a precariedade da manutenção que está sendo realizada.

A possibilidade de a lagoa tornar-se um pântano teve repercussão na imprensa:

Reprodução reportagem G1 Ribeirão