Acionado por usuários do sistema público de saúde, o vereador Marcos Papa visitou a UPA Oeste, conhecida como UPA da Cuiabá, na última terça-feira, dia 14 de maio, onde constatou fila de espera de até sete horas para casos considerados de baixa complexidade. Papa quer a ampliação da Unidade de Pronto Atendimento, que realiza em média 16 mil atendimentos/mês – demanda acima de sua capacidade física.
“Essa UPA precisa urgentemente ser ampliada e os consultórios redimensionados. Tem cinco médicos atendendo, mas o tempo de espera chega a sete horas para casos considerados de baixa complexidade. Chega a ser desumano! Poderia ter mais médicos? Poderia, mas não tem espaço para atenderem. Então essa UPA precisa funcionar com mais médicos para melhor atender a população”, enfatizou Papa.
O vereador apresentará emenda à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2025 propondo a ampliação e o redimensionamento da Unidade. Na diligência, o vereador conversou com profissionais da Saúde, coordenadores da UPA e usuários do sistema de saúde – a principal reclamação dos pacientes é referente a demora no atendimento.
Bem estruturada em equipamentos e medicamentos, a UPA da Cuiabá recebe demanda acima da capacidade principalmente às segundas-feiras e terças-feiras – quando são registrados os picos de atendimentos, assim como pós feriados.
São cinco médicos trabalhando diariamente na clínica médica, um na urgência, dois no setor amarelo e quatro na pediatria, além de 29 enfermeiros e 68 técnicos. Ao vereador, os coordenadores informaram que entre 87% e 93% dos atendimentos realizados na unidade são de baixa complexidade e só 2% ou 3% considerados urgência e emergência.