Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara, o vereador Marcos Papa (Podemos) quer que a Prefeitura retome o serviço de ‘Cata Trecos’ por bairro ou região de Ribeirão Preto – serviço de coleta de materiais inservíveis, como móveis e eletrodomésticos, que era realizado por equipes da Prefeitura em áreas públicas e calçadas do Munícipio.
O pleito consta em um amplo ofício do vereador endereçado à Secretaria Municipal de Infraestrutura. “A Prefeitura precisa levar em consideração que muitos munícipes não possuem veículo e tão pouco condições financeiras para pagar pelo transporte de seus resíduos até um ecoponto. Além do mais, Ribeirão tem quatro ecopontos para atender a 214 bairros, não faz nenhum sentido extinguir um serviço que facilita a vida da população e diminui o descarte irregular”, enfatizou Papa.
Em resposta, a Secretaria de Infraestrutura diz entender que o ecoponto, apesar de ser em ponto fixo, é uma expansão do Cata Trecos e que “se mostrou uma solução técnica mais vantajosa e econômica considerando os impactos na limpeza pública do município e as atribuições legais estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos”.
Papa discorda. “Sem dúvida é mais fácil para a Administração gerir quatro ecopontos do que elaborar um Plano de Gestão do Cata Trecos para percorrer os bairros, uma vez por mês. Pode ser que um dia os ecopontos sejam suficientes, mas não em curto e médio prazo. Não podemos pensar apenas em economia, seja ela financeira, de tempo ou equipe. Os impactos na limpeza pública e no meio ambiente serão muito maiores se tivermos terrenos e áreas verdes transformados em lixões pela cidade inteira”, frisou.
No ofício, Papa lembrou que o atual governo é signatário do Pacto Global da ONU e que assinou compromisso com o Agenda 2030 devendo atuar em concordância com os ODS que dispõem sobre a redução substancial da geração de resíduos, por meio de prevenção, redução, reciclagem e reutilização, até 2030, e alcançar o manejo ambientalmente saudável de todos os resíduos até 2020 – o que não ocorre no Município em 2022.
Papa ponderou que o setor de resíduos é o segundo maior emissor de gases de efeito estufa em Ribeirão e que apenas 0,27% do total de coleta de resíduos é reciclado. Ainda no documento, o vereador elenca perguntas e faz uma série de sugestões ao Termo de Referência de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos, dentre elas que os resíduos verdes sejam encaminhados preferencialmente para compostagem e que sejam elaborados campanhas e materiais educativos para sensibilizar a população.
Papa discurso a respeito na sessão do dia 05/05: