Com o objetivo de destacar, valorizar, incentivar e celebrar a criatividade e a inovação humana, como forma de solução de problemas e no avanço de metas em áreas do desenvolvimento econômico, social e sustentável, o vereador Marcos Papa propôs, por meio de projeto de Lei, instituir e incluir no Calendário Oficial de Eventos de Ribeirão Preto a Semana Municipal da Criatividade e Inovação.
Aprovado na Câmara no dia 15 de outubro, o projeto segue para sanção do Executivo. Segundo a proposta de Papa, a Semana deve ser realizada e celebrada, anualmente e preferencialmente, na semana do dia 21 de abril, data da comemoração do Dia Mundial da Criatividade e Inovação pela ONU, a Organização das Nações Unidas.
Na justificativa do projeto de Lei, o vereador frisa que a ONU destaca como vantagens da combinação entre inovação, criatividade e empreendedorismo, a possibilidade de expansão de oportunidades para mulheres e jovens, bem como auxílio na solução de problemas relacionados à pobreza e fome, ao mesmo tempo que cria empregos e contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
“Ribeirão Preto, com toda a sua história e estrutura, é merecedora de uma ampliação de horizontes no que tange ao desenvolvimento econômico, sustentável e social. Por isso, o Projeto de Lei como forma de fomentar a realização de eventos que busquem conscientizar as pessoas sobre as possibilidades de suas capacidades criativas e inovadoras. Inúmeros Municípios reconheceram o dia 21 de abril em seus respectivos calendários oficiais e, dada a sua pertinência para o desenvolvimento local”, enfatizou.
Em 2020, a ONU produziu um relatório sobre Economia Criativa que enfatiza essas capacidades – criatividade e inovação – como a verdadeira riqueza das nações no século 21. O dia é marcado como um posicionamento para encorajar o pensamento multidisciplinar criativo, já que a criatividade é uma capacidade altamente transformadora da economia mundial em termos de geração de renda, empregos e receitas, e, com isso, pode auxiliar a sociedade a alcançar um futuro sustentável.
“Nisso reside a comemoração da referida data: exaltar e promover as capacidades humanas de inovar para gerar novas ideias, tomar novas ações e decisões, novos resultados, a fim de proporcionar um desenvolvimento em diferentes áreas fundamentais para a humanidade. Assim, o presente projeto de lei tem como intenção estimular que a Municipalidade promova eventos que ampliem a economia criativa, buscando: incentivar pensamentos multidisciplinares, oportunizar uma formação de indivíduos e grupos mais conscientes e soluções para problemas sociais locais”, concluiu Papa.
O projeto ainda menciona a pandemia da Covid-19, que impactou a economia mundial, mas que, graças a capacidade humana de inovar, muitas pessoas conseguiram se adaptar às limitações e, consequentemente, amenizar os efeitos econômicos.