Por Monize Zampieri
O vereador Marcos Papa (Rede) foi eleito presidente de três comissões permanentes da Câmara de Ribeirão Preto: Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento Econômico e Transparência. A composição ocorreu na sessão da última terça-feira (4).
Papa, que presidiu a Comissão de Meio Ambiente em 2017 e 2019, continuará cobrando a Administração para que o Plano Diretor de Arborização Urbana saia do papel. “Somos 99,8% de pessoas vivendo em área urbana, portanto, nosso meio ambiente é urbano em Ribeirão Preto”, destacou o parlamentar, que é idealizador do Programa Ribeirão -3C.
O vereador ainda emendou: “Precisamos de coleta de lixo ambientalmente adequada, coleta de esgoto definitiva nas comunidades, transporte público de qualidade, fim do desperdício de água pelo Daerp. Nosso desafio é imenso! Convido a população a nos ajudar nesse esforço, apresentando denúncias e construindo soluções conosco”.
A frente da Comissão de Transparência, Papa trabalhará para disponibilizar informações com fácil acesso à população. “Idealizei e criei a Comissão Permanente de Transparência. Muita coisa boa foi feita nesses três anos de existência da CPT. Agora, como presidente, vamos construir mais indicadores que permitam as pessoas fiscalizarem as autoridades, seus gastos, exigir avanços e impedir retrocessos”, frisou.
Para Papa, desenvolvimento econômico é crescimento com respeito ao meio ambiente e inclusão social. “É isso tudo que a CPDE promoverá em 2020. Crescimento desordenado piora as desigualdades, destrói nossos recursos naturais e nossa vida. Quem sofreu em Mariana e Brumadinho sabe disso. Nosso desafio é ambicioso e necessário”, frisou.
O parlamentar acrescentou: “As pessoas precisam de emprego, renda e um meio ambiente saudável. Vamos trabalhar para a Prefeitura melhorar nosso ambiente de negócios na cidade, disponibilizando serviços com menos burocracia e mais facilidade de acesso”.
A eleição das comissões tem validade para o exercício de 2020. Além de três presidências, Papa foi eleito vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tributária e membro da Comissão de Defesa e Direitos dos Animais.