Presidente da CEE (Comissão Especial de Estudos) dos Resíduos, o vereador Marcos Papa (Podemos) lamentou a alternativa encontrada pela Prefeitura de Ribeirão Preto durante a suspensão coleta seletiva porta a porta: contêineres nos Parques Luis Carlos Raya e Prefeito Luiz Roberto Jábali, o Curupira – além dos seis Ecopontos.
“Pasmem! Mais uma vez, a Prefeitura interrompe o serviço de coleta seletiva. Um serviço que é já precário, precisando de melhoria, mais uma vez, interrompido. Vão fazer um quebra-galho espalhando alguns contêineres pela cidade para a população levar o resíduo reciclável. Não é possível que, em 2023, Ribeirão Preto continue gastando milhões de reais para enterrar resíduos recicláveis em Guatapará”, enfatizou.
Papa, que é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara, oficiou a Prefeitura no mesmo dia em que ocorreu a suspensão da coleta. O documento, solicitando informações e providências urgentes, foi entregue pessoalmente nas mãos do secretário da Casa Civil, Alessandro Hirata.
“Temos uma boa cooperativa, a Mãos Dadas. Deveríamos ter mais cooperativas trabalhando esse resíduo porque poupa dinheiro para o município, é renda para esses trabalhadores e o meio ambiente agradece. Essa Administração está indo para o último ano de governo e não conseguiu resolver isso. É o cumulo da incompetência, não está na prioridade dessa Administração a questão do resíduo. Isso é inaceitável”, frisou.