Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara de Ribeirão Preto, o vereador Marcos Papa (Podemos) denunciou, nesta sexta-feira (4), um vazamento de esgoto in natura na Avenida Maurílio Biagi, próximo ao acesso para a Avenida Costábile Romano. Ao cair na galeria pluvial, o esgoto estaria sendo despejado diretamente no Córrego Bom Retiro.
Em um vídeo onde relata o problema, Papa cobra providências urgentes da Prefeitura. O vereador foi acionado por munícipes que afirmam que o vazamento ocorre há meses e que já teriam acionado a Prefeitura e a Saerp (Secretaria de Água e Esgoto), mas que não houve uma solução definitiva para o problema desde então – apenas serviços paliativos.
“Agora não está vazando, mas o cheio está insuportável, felizmente está ventando. Nesta tampa mal arrumada, forma uma lagoa de esgoto no período da tarde. Imagina o tanto de doença que isso não pode transmitir. Além do mais aqui é o Córrego Bom Retiro, um curso d’água que faz parte do nosso sistema hídrico, do nosso ecossistema. Um rio de esgoto que sai daqui vai na galeria pluvial e cai onde? No Bom Retiro!”, frisou o vereador apontando para o Córrego do outro lado da pista.
Papa formalizará a cobrança por providências urgências em um requerimento endereçado ao prefeito e ao secretário de Água e Esgoto. O documento tramitará na sessão da próxima terça-feira, dia 8 de novembro. “Isso aqui é insuportável. Esse governo está indo para o penúltimo ano. Não é possível que esse problema se arraste há um ano. Não é possível que não haja um procedimento para resolver. Não adianta fazer remendo! A condução do esgoto até aqui está na medida certa? O que não pode é uma lagoa de esgoto aqui e escorrendo para o Córrego Bom Retiro”, enfatizou o parlamentar.