Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana, o vereador Marcos Papa (Cidadania) criticou a mortandade de peixes nas lagoas do Curupira e o abandono do Parque, que é um dos cartões postais de Ribeirão Preto.
A crítica à Administração foi feita durante a sessão de terça-feira (3), quando a Câmara aprovou requerimento de Papa cobrando providências do prefeito Duarte Nogueira. Nos últimos dias, o vereador recebeu vídeos de munícipes denunciando a morte de peixes.
Em entrevista à imprensa, Papa ressaltou que uma empresa havia se responsabilizado pela manutenção do Parque, por meio do Programa Verde Cidade. Ao SBT RP, a Prefeitura justificou o nível baixo da lagoa ao período de estiagem e a quebra de uma bomba d’água.
“Muito triste as imagens, que recebemos de munícipes, dos peixes agonizando. Infelizmente, os parques e as praças estão em péssimas condições porque a Prefeitura não tem um plano integrado de gestão das áreas verdes da nossa cidade”, frisou Papa.
No requerimento, o vereador alertou para riscos iminentes de incêndio no Curupira pela falta de manejo da vegetação e forração, ressaltou que parte do parque se encontra fechada há tempos, além de equipamentos de esporte e bebedouros quebrados.
“Solicitamos esclarecimentos e um posicionamento contundente da Prefeitura sobre a situação do Parque Curupira com informações detalhadas, incluindo os relatórios de vistoria, medidas que estão sendo tomadas referente aos problemas levantados, secretarias e responsáveis técnicos pela gestão e manejo, termo de parceria do Programa Verde Cidade, planejamento para melhorias, incluindo o cronograma e prazos”, elencou o presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente do Legislativo.
Assista!
Leia também:
Papa vota contra projeto, após Prefeitura deixar SMMA de escanteio
Verde Azul: Papa ameaça convocação após Governo ‘esconder dados’
Papa critica Governo Nogueira por ‘fracasso’ com resíduos sólidos