O vereador Marcos Papa (Rede) participou da cerimônia de posse do Conselho Consultivo da Estação Ecológica de Ribeirão Preto e comemorou o andamento do processo de recuperação da Mata de Santa Tereza. O evento foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Florestal, no dia 22 de maio, na Estação Ecológica e contou com a participação do secretário Estadual de Meio Ambiente, Maurício Brusadin.
“É uma vitória, é mais uma consequência positiva da nossa atuação parlamentar que cobrava do Governo do Estado a posse do Conselho Gestor da Mata de Santa Tereza, que havia sido abandonado pelo antigo secretário, assim como em outras unidades do Estado”, frisou.
Para Marcos Papa, trata-se de uma vitória de Ribeirão Preto uma vez que a Mata de Santa de Tereza é um dos principais “pulmões verdes” do município. “Cobramos incisivamente o Estado e finalmente foi dada posse ao Conselho Gestor. Agora o secretário Maurício Brusadin abriu de novo o canal de comunicação com a sociedade civil”, enfatizou.
Em 2014, a Mata de Santa Tereza teve 60% de sua vegetação destruída por um incêndio e desde então Marcos Papa cobrava ações efetivas do Estado no processo de recuperação. Ao longo dos últimos meses, o vereador Marcos Papa intensificou a pressão por entender que o então secretário estadual de Meio Ambiente estava sendo omisso e negligente.
Em agosto do ano passado, após ser provocado por Marcos Papa, o Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil para apurar a situação da Mata. No mesmo mês, o Governo do Estado assinou acordo de recuperação de 50% da Mata de Santa Tereza e ainda trocou o então secretário Ricardo Salles por Maurício Brusadin.
Um mês depois, Marcos Papa plantou a primeira muda de árvore do processo de recuperação da Mata. O plantio de um cedro rosa ocorreu na Estação Ecológica durante cerimônia realizada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Florestal.