Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara, o vereador Marcos Papa (Podemos) voltou a cobrar da Prefeitura a implantação de um sistema de água de reuso. A cobrança dessa vez ocorreu por meio de requerimento aprovado na sessão da Câmara da quinta-feira (6).

Objetivo é atender o Distrito Industrial proporcionando benefícios ambientais e econômicos significativos. Em julho de 2021, Papa propôs a elaboração de um Plano de Conservação para implementação do sistema. Na época, o Daerp respondeu que incluiu em seu planejamento plurianual 21/24 a reutilização das águas servidas para fins não potável.

“Além de ser usada nas nossas praças e áreas verdes no período de estiagem, essa água de reuso tratada será diferencial competitivo para o Distrito Industrial que atrairá mais empresas, gerando mais empregos e poupando a água do nosso Aquífero Guarani”, frisou.

Papa visitou a empresa Ambient Serviços Ambientais, em setembro de 2021, onde foi positivamente surpreendido com uma planta do projeto já pronta. Porém, passados dois anos, a Prefeitura não tirou o sistema de água de reuso do papel. Em obediência à uma Resolução da Cetesb, são necessários caminhões que transporte somente água de reuso.

O presidente da Comissão alertou que os funcionários terão que ter os EPIs adequados para que façam tudo em segurança. “A Ambient já faz um tratamento para devolver a água para o Ribeirão Preto em condições de voltar para o curso d’água e essa água de reuso é, inclusive, usada para limpeza das áreas internas da empresa”, explicou.

No requerimento aprovado no Legislativo, Papa questionou os resultados apresentados pelo estudo prévio de viabilidade técnica, econômica e financeira apontado pelo Daerp em 2021, a etapa atual do estudo e a previsão de término para implantação do sistema.

Leia também:

Após propor Plano para Água de Reuso, Papa visita Ambient (marcospapa.com.br)

Por água de reuso, Papa propõe ao Daerp Plano de Conservação (marcospapa.com.br)