O vereador Marcos Papa (Cidadania) se reuniu com o novo secretário de Infraestrutura, Carlos Eduardo Nascimento Alencastre, para cobrar melhorias na gestão e na manutenção das áreas verdes. No início de fevereiro, Papa acionou o Ministério Público para denunciar crime ambiental por parte da CLU, a Coordenadoria de Limpeza Urbana, que recentemente passou a ser vinculada à Secretaria de Infraestrutura.
“Trata-se de um problema crônico nas áreas verdes e ilhas de avenidas do município. Quando contrata uma roçada, como não é feito o coroamento das mudas, o trator simplesmente passa em cima e arranca tudo. Esse é, inclusive, um dos motivos de carência de árvores em Ribeirão Preto e o novo secretário demonstrou estar engajado em resolver essa questão”, destacou Papa, que é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana, da Câmara.
Por meio de requerimento, datado de maio de 2020, Papa indicou ao prefeito Duarte Nogueira a implantação de um Plano de Gestão e Manutenção das Áreas Verdes com especificações técnicas e regramentos relacionados a poda, roçagem e manutenção geral de arborização e do verde. “São graves as falhas que temos hoje por falta de uma referência técnica de como fazer e isso precisa ser corrigido”, acrescentou.
Papa ressaltou para Alencastre a necessidade de haver permanente diálogo entre a Infraestrutura, a CLU e as Secretarias de Obras e de Meio Ambiente. “A Coordenadoria de Limpeza Urbana, no nosso entendimento, deveria estar na Secretaria de Meio Ambiente ou ter uma gestão integrada entre a Infraestrutura e o Meio Ambiente, assim como o Programa Verde Cidade. Porém, foi um avanço a CLU sair da Secretaria de Administração, que não tem de coordenar a gestão, mas, sim, o contrato, elaborar o um bom edital de licitação e um bom termo de referência”, frisou o parlamentar.
O vereador também enfatizou, na reunião realizada na última quinta-feira (18), a necessidade de a Prefeitura tirar do papel o Plano Estratégico do Sistema de Áreas Verdes e Arborização Urbana. Papa, inclusive, indicou a criação de uma plataforma virtual – a exemplo do que propôs e a Administração implantou para o Recicla Ribeirão – com mapas de plantios, áreas verdes e adoções do Programa Verde Cidade.
“A Secretaria de Meio Ambiente precisa elaborar o mapa de plantio e fornecer para a Infra. Uma plataforma com formulário online facilitará para todos, evitará troca de documentos e ficará disponível para a população. O processo melhora muito, assim como a transparência. É a cidade inteligente que nós precisamos caminhar”, enalteceu.
Papa também cobrou melhorias e ampliações na coleta seletiva e na coleta de resíduos verdes. “Temos muito problema de galhada espalhada pela cidade. O secretário está vendo como regulamentar a questão do resíduo verde, é uma solicitação antiga do mandato, assim como a implantação de uma Usina de Compostagem, que também está sendo estudada. São avanços que indicamos e que estão vindo com esse novo secretário”, destacou.
Por fim, o vereador Marcos Papa acrescentou: “Estão estudando melhorar o galpão da Cooperativa Mãos Dadas. Estão atentos, inclusive, para expansão da coleta seletiva, que é meta do novo secretário, que também faz parte de solicitações do nosso mandato. Portanto, a reunião foi muito satisfatória. O secretário está empenhando em levar adiante assuntos que o nosso mandato vem mostrando que são imprescindíveis para Ribeirão Preto. Vamos acompanhar de perto”.
Leia também:
Por crime ambiental, Papa denuncia Prefeitura no Ministério Público
Por investimento em arborização, Papa envia abaixo-assinado ao prefeito
Papa propõe arborização por meio de adoção das vias públicas
Papa cobra manutenção de áreas verdes e realocação da CLU
Coleta seletiva será retomada com Recicla Ribeirão, indicado por Papa
Comissão de Meio Ambiente mira calçadas, parques, clima e arborização