Após encaminhar pelo acolhimento do veto do Executivo, na sessão da última quinta-feira (10), o vereador Marcos Papa (Cidadania) está indicando ao prefeito Duarte Nogueira, na sessão desta terça (15), que apresente projeto de Lei para estabelecer procedimentos a serem adotados nos casos de perda gestacional e luto neonatal.

Na Indicação, Papa destaca relatos de mulheres sobre intenso sofrimento pela impossibilidade de vivenciar momentos de elaboração de luto maternal após a perda e estudos científicos que apontam para a importância significativa de momentos das mães e familiares com os bebês para o bem-estar e elaboração de luto.

Apesar de ter sido aprovado pelo plenário em 28 de outubro, o projeto foi vetado pelo prefeito, que apontou vício de iniciativa. O objetivo da matéria é conscientizar a população e orientar os profissionais de Saúde sobre a importância e a sensibilidade do tema.

Na sessão de 10 de fevereiro, ao encaminhar pelo acolhimento do veto, Papa enfatizou a sensibilidade do tema. “Ribeirão Preto precisa, sim, tratar essas questões de maneira diferente. A perda gestacional tem essa questão emotiva e ética. Não é possível que uma família que esteja festejando o nascimento de um filho fique junto com uma família que esteja em luto pela perda de um filho”, frisou Papa.