Defensor do transporte coletivo de qualidade, o vereador Marcos Papa acionará oficialmente a bancada de deputados do seu partido, o Podemos, por melhorias no transporte intermunicipal da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. A decisão foi tomada após reunião técnica com representantes da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e de empresas prestadoras do serviço suburbano na região.
Os serviços rodoviários intermunicipais de transporte coletivo de passageiros são regulamentados pelo Decreto Estadual de n° 29.913, datado de 12 de maio de 1989 – assinado há 34 anos pelo então governador Orestes Quércia. Com validade por somente cinco anos, as permissões estão todas legalmente vencidas, porém foram mantidas tacitamente por se tratar de um serviço essencial.
Pelo menos duas tentativas de processos licitatórios de lá para cá não prosperaram, mas a Secretaria Estadual de Parceria em Investimentos, comandada por Rafael Benini, deu início aos estudos que devem embasar uma nova licitação em 2024. A informação foi transmitida à Papa por técnicos da Artesp, na reunião de 3 de julho.
“Lamento que vários governos prorrogaram precariamente essas permissões, que expõem os usuários do sistema intermunicipal a serviços precários e defasados. A conversa com a Artesp foi muito produtiva pelo manancial de informações, agora vou procurar a bancada do Podemos em São Paulo para trabalhar esse avanço no Estado”, enfatizou Papa.
O vereador, que é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara de Ribeirão Preto, defendeu a realização de novo estudo de origem e destino e um canal oficial de informações e ouvidoria sobre o serviço suburbano – site da Artesp não disponibiliza dados das linhas, apenas as prestadoras.
“Milhares de pessoas se deslocam, todos os dias, entre as cidades da região, principalmente para trabalhar em Ribeirão. Essas pessoas, a maior parte mulheres, merecem um serviço moderno e de qualidade, ônibus limpos, com idade e manutenção em dia, circulando nos horários estabelecidos e com o número de passageiros permitido. Seguirei empenhado até que melhorias se concretizem”, frisou.
Essa não é a primeira vez que Papa se reúne com técnicos da Artesp com vistas a melhorias no sistema suburbano. Demandado por inúmeros usuários da região, principalmente de Barrinha, Serrana e Cravinhos, o vereador esteve na Agência, em julho do ano passado. Em setembro, Papa esteve na Secretaria de Logística e Transportes.