O vereador Marcos Papa quer que a Prefeitura intensifique as campanhas de vacinação da Meningite C e ACWY em Ribeirão Preto. Dados do DataSUS mostram que a vacinação da Meningo C despencou no Brasil, cerca de 40%, entre 2015 e 2023. Por meio de requerimento aprovado nesta terça-feira (31), Papa solicitou à Secretaria de Saúde os números no Município e o reforço na divulgação das duas campanhas.
“Prevenção é de graça. Nos chamou atenção dado muito preocupante, que é a baixíssima cobertura vacinal na nossa cidade, ou seja, muito pouca gente vacinada em Ribeirão Preto contra a Meningite C. Gente, a sequela pode ser incurável para o resto da vida então a vacina é uma caridade, um exercício de cidadania e um ato de amor”, frisou Papa.
O vereador gravou um vídeo com a pediatra Isabel Rugue Genov, que ressaltou que, desde 2020, está disponível na rede pública a vacina ACWY – inicialmente o imunizante foi disponibilizado na rede pública à jovens de 11 a 12 anos, posteriormente de 11 a 14.
“É necessário que todos chequem as carteiras vacinais de seus filhos para ver se já receberam a ACWY. E nos pequenininhos se têm a Meningo C que é feita principalmente ao 3° mês de vida, ao 5° mês e reforço com 1 aninho de idade”, enfatizou a pediatra.
No requerimento, Papa ressalta a ameaça dessa doença à saúde pública e questiona a estimativa atual do público-alvo em Ribeirão Preto, assim como as ações planejadas pela Prefeitura para aumentar a cobertura vacinal contra meningites.