Acionada pelo vereador Marcos Papa (Podemos), a deputada estadual Marina Helou (Rede) abraçou a luta em favor dos animais do Bosque e Zoológico Municipal Fábio Barreto. A parlamentar está acionando o Ibama e o Ministério Público. Em junho, Papa pediu intervenção ao denunciar o abandono do local e maus-tratos e riscos à fauna.
Em documento encaminhado na época ao Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), fartamente ilustrado com fotos atuais e antigas, Papa elencou estrutura deteriorada, animais demonstrando comportamento de estresse e medo, descumprimento da Constituição, de lei federal e de norma do Ibama, além de falta de sinalização de placas, falta de condições de visitação pública, sujeira e necessidade de intervenção para preservação da fauna silvestre.
“Ao abraçar essa luta em favor do Bosque e Zoológico Fábio Barreto, a deputada estadual Marina Helou reforça nossas ações e preocupações com os animais que ali vivem e com o abandono do espaço público. Vamos, juntos, lutar para que os animais do Bosque sejam tratados com dignidade e amor. Não aceitamos maquiagens”, enfatizou Papa – que se reuniu pessoalmente com Marina para tratar do problema.
Além do Gaema, o vereador acionou o Ibama local e o Defau, Departamento de Gestão da Fauna Silvestre do Governo do Estado. Além de diligências in loco, Papa fez uma série de questionamentos à Prefeitura e cobranças oficiais por melhorias urgentes no Bosque.
Leia também:
Papa denuncia abandono e pede intervenção no Bosque (marcospapa.com.br)