Lava Jato e Mãos Limpas – Observações de Marcos Papa

1952

https://www.youtube.com/watch?v=uKD07vkku6I

Marcos Papa – Como eu já disse em outras ocasiões, tenho muito orgulho de ter em meu gabinete um assessor jurídico com o caráter e a experiência do Dr. Luiz Eugênio Scarpino, autor do Livro “Sérgio Moro – O homem, o juiz e o Brasil.  Scarpino atuou comigo no apoio ao processo de Impeachment na defesa de meu posicionamento sobre a Operação Lava Jato – um dos temas deste livro – operação essa, que precisa ser ovacionada, mas que precisamos prestar muita atenção para não cairmos no mesmo erro cometido pela Itália em 1992, após a operação Mãos Limpas.

Neste momento é imprescindível voltar o olhar 24 anos, onde houve um período de decadência da política tradicional da Itália, e o promotor Antonio Di Pietro lançou a operação, na qual a nata dos políticos dos partidos mais importantes acabou na prisão, ao lado de dezenas de grandes empresários cúmplices por terem enriquecido ilegalmente, e também seus partidos.

A Itália errou, quando acreditou que o problema a corrupção estava resolvido apenas com a atuação jurídica na corrupção e não se atentou ao problema político para amparar a eficácia da operação. E é isso que a população brasileira não pode deixar acontecer.  O Juiz Sérgio Moro deu o start na limpeza do país e é nossa obrigação continuarmos.  Isso será feito com a conscientização política de todos, prestando atenção na atuação de cada político, observando não só suas atitudes, mas também seu caráter e sua conduta.

Para finalizar, indico mais uma vez a obra do Dr. Scarpino, que além de ser uma leitura gostosa, vai jogar luz em muita coisa que você pode ter até deixado passar nas informações veiculadas apenas para a imprensa.  O material foi elaborado a partir de uma profunda pesquisa do autor, que se debruçou com afinco sobre o tema.