Marcos Papa plantou uma Árvore de Livros na Câmara Municipal!

1920

NiltonBarbosa03

Em comemoração ao dia da Árvore e ao início da Primavera, uma “Árvore de Livros” foi inaugurada na noite de 25 de setembro, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

A Árvore de Livros, cujo projeto foi realizado pelo Núcleo experimental dos alunos de Design da Universidade de Franca, é uma iniciativa sem fins lucrativos da editora Coruja, de Ribeirão Preto. “A coisa toda é muito simples. A árvore nada mais é que uma estante colocada em local público para que as pessoas troquem livros gratuitamente. Você chega, pega um livro e deixa outro no lugar”, explica Lau Batista, diretor da editora. “No início, a gente abastece a Árvore com livros doados e em pouco tempo, cria-se o hábito. Isso é muito comum em outros países”, conclui.

A imprensa tem noticiado iniciativas similares ocorrendo por todo o Brasil, das “Geladeirotecas” de Santa Maria, RS, ou aqui de Sertãozinho, SP, passando por bibliotecas públicas em locais inusitados, como em uma borracharia em Sabará, MG, até uma estante similar de troca livre em uma hamburgueria paulistana.

Para o vereador Marcos Papa, que solicitou a instalação da Árvore de Livros Ribeirão-pretana na Câmara, esse tipo de iniciativa tem potencial prático e valor simbólico: “Esse projeto tem tudo a ver com sustentabilidade, já que valoriza a educação e a cultura e promove uma ação altamente colaborativa entre as pessoas que nem se conhecem. Ao mesmo tempo, nos lembra que precisamos transformar nossa cidade em um ‘bosque de livros’, tanto quanto é urgente arborizá-la de verdade”.

Arvore de Livros Adélia e Degmar

Logo pela manhã, a árvore foi pré-inaugurada pela funcionária Adélia e por sua mãe, Degmar, que colocaram dois frutos por lá: Moby Dick, volumes I e II.

NiltonBarbosa02
Durante a inauguração oficial, às 18h, Lau Batista e Marcos Papa apresentaram o conceito da Àrvore a funcionários, assessores e ao diretor da Câmara Municipal.

NiltonBarbosa04

NiltonBarbosa05