O vereador Marcos Papa (Rede) se reuniu nesta quarta-feira (14) com o secretário de Meio Ambiente, Otávio Okano, e com o coordenador de Limpeza Urbana, Alexandre Betarello, para pedir providências para uma área de descarte de galhos no Complexo do Ribeirão Verde.
Frequentemente os galhos são incendiados e a fumaça tem causado constantes problemas de saúde nos moradores, principalmente do Jardim Antônio Palocci, como relatou o líder comunitário Altemir Rosário, que também participou da reunião agendada por Papa.
Os representantes da prefeitura informaram Marcos Papa que a área de descarte no Jardim Antônio Palocci deve ser desativada em dezembro deste ano. O objetivo da administração é implantar uma Usina de Compostagem no município, por meio de uma parceria com o Governo do Estado. A Estação Experimental é o local visado pela prefeitura para a instalação, uma vez que o município não teria recursos para adquirir uma área.
“O secretário se comprometeu a desativar essa área de descarte, inclusive com data, reconheceu que essa situação no Ribeirão Verde é dramática e que está lesando a saúde das pessoas, além do meio ambiente”, frisou Papa.
Na reunião, o vereador ainda reforçou que é o autor de uma indicação para que a prefeitura crie uma central de compostagem para resíduos de feiras livres.
“Vamos acompanhar o caso e cobrar para que a desativação da área de descarte ocorra realmente até dezembro acabando com o sofrimento dos moradores do Ribeirão Verde. É animadora a notícia da usina de compostagem por ser uma alternativa ambientalmente mais adequada, economicamente mais viável e socialmente mais justa”, concluiu Papa.