Marcos Papa quer representar Ribeirão Preto e a Região Metropolitana na Câmara dos Deputados. O nome do vereador – que está em seu terceiro mandato, sendo o segundo parlamentar mais votado nas últimas duas disputas municipais -, foi oficializado candidato a deputado federal, na convenção do Podemos, neste domingo (24), em São Paulo.
“Agora é oficial! Sou candidato a Deputado Federal por Ribeirão Preto e nossa Região Metropolitana! Brasília tem que nos ouvir e atender as nossas prioridades. A independência do nosso mandato de vereador em Ribeirão vai ditar os rumos do nosso trabalho de fiscalização e representação no Congresso Nacional. Presente em Brasília com o coração vibrando aqui! Quero fazer da nossa região um lugar melhor para todos!”, frisou Papa.
O parlamentar quer expandir sua atuação fiscalizadora com vistas à boa gestão dos recursos públicos e suas ações técnicas com o objetivo de melhorar o atendimento à população, seja na segurança pública, saúde, educação, geração de empregos, transparência ativa, combate à corrupção, desenvolvimento econômico, meio ambiente, mobilidade urbana, causa animal e nas demais bandeiras nas quais atua.
“Cuidando das cidades, cuido das pessoas que vivem aqui e na nossa região. São muitas as necessidades, por isso precisamos de representantes mais qualificados em Brasília com o olhar atento aos interesses e as prioridades da nossa população”, enfatizou.
Dentre as propostas de Papa estão: criação de sistema integrado de transporte público da Região Metropolitana, com a qualidade que atraia usuários e atenda bem a população por um preço justo, paralelamente a estímulos à mobilidade ativa como a criação de ciclovias interligadas e zonas de pedestres arborizadas.
O candidato defende a eliminação dos lixões e a adoção de políticas públicas de fomento à redução da geração de resíduos, além de incentivos a reciclagem e ao tratamento sustentável de resíduos orgânicos e toda a cadeia produtiva com vistas a geração de empregos e redução da poluição de rios, bacias e mananciais.
Também é proposta de Papa o fomento à geração de empregos verdes e a inovação em tecnologias sustentáveis, considerando as necessidades das áreas periféricas e dos territórios, com adoção de critérios sustentáveis nos processos de compras e contratações e geração de renda nas localidades.
Papa defende o aumento de áreas verdes, incluindo criação de parques lineares com ciclovias, revitalização dos já existentes, arborização de vias, tetos e paredes verdes, além de proteção às unidades de conservação e incentivo às ações de reflorestamento, visando o aumento da captura de carbono, a redução das ilhas de calor e a mitigação da desigualdade ambiental.
Várias propostas de Papa são baseadas na Agenda Urbana do Clima. Se eleito deputado, Papa dará total prioridade à criação de uma Política Nacional de Primeira Infância, de um Programa Nacional de fomento às Práticas Integrativas e Complementares e de uma Política Nacional de Pessoas em Situação de Rua, a partir de uma rede de cuidados e ações municipais, priorizando a educação e formação para o trabalho.
Fortalecer a política de Ouvidoria da Saúde nas três esferas e integrar as informações dos usuários da rede pública são propostas do candidato, assim como o fomento a políticas de saúde pré-natal, oferta de cursos perinatais nos territórios e o empoderamento de doulas com vistas ao protagonismo das gestantes e a presença de mulheres no parto. Fortalecer a rede que cuida de processos de adoção também está entre as propostas. “Sinceramente, é possível fazer melhor! Nossas propostas estão embasadas na realidade vivida pelas pessoas e nossa experiência será vital na melhoria contínua dessa situação”, resume Papa.
Registros da convenção do Podemos: