A maioria das cidades brasileiras já sofre os efeitos das mudanças climáticas, na forma de eventos extremos, como enchentes, queimadas e alta oscilação de temperaturas.
“Precisamos agir! É por isso que eu apoio a Agenda Urbana do Clima, que traz propostas que melhoram a qualidade de vida nas cidades, apoiadas nos pilares de Saúde, Emprego e Mobilidade, e que contribuem com a redução de emissões de gases poluentes e adaptação à mudança do clima”, frisou o vereador Marcos Papa (Cidadania), candidato à reeleição, líder RAPs e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
O documento com as propostas foi construído coletivamente pelo Instituto Clima e Sociedade em parceria com a @raps_brasil e outras organizações.
Conheça a Agenda do Clima para as eleições 2020:
A Agenda Urbana do Clima é uma iniciativa que traça diretrizes mínimas para a ação climática no contexto urbano. Idealizada por organizações da sociedade civil e outras instituições, a agenda é fruto de um processo colaborativo e coletivo, a partir da reunião de um grupo heterogêneo e presente em iniciativas por todo o território nacional.
A partir de experiências e expertises na atuação com atores governamentais e não governamentais, as organizações envolvidas na elaboração ou apoiadoras da Agenda reconhecem o papel central das cidades para aumentar a ambição climática.
Conheça as 10 ações prioritárias para uma agenda urbana do clima:
Ação 01: Planejamento climático e governança metropolitana
Ação 02: Saneamento e gestão sustentável da água
Ação 03: Saúde e redução da poluição
Ação 04: Segurança alimentar e nutricional
Ação 05: Resíduos sólidos
Ação 06: Economia local e solidária com geração de empregos sustentáveis
Ação 07: Reação a desastres e Resiliência
Ação 08: Transporte Público e Mobilidade
Ação 09: Áreas verdes
Ação 10: Energia e eficiência energética”
Para saber mais sobre a Agenda Urbana do Clima, acesse o site https://www.agendaurbanadoclima.com/
Fonte texto e imagens: Agenda Urbana do Clima para as eleições 2020