Marcos Papa
Marcos Papa, 58 anos, nascido em Ribeirão Preto, é graduado em Direito e esteve em seu terceiro mandato parlamentar. Um dos vereadores mais atuantes na Legislatura 2013/2016, foi reeleito para a Legislatura 2017/2020, como o segundo vereador mais votado, colocação que repetiu nas urnas, em 2020, para a Legislatura 2021/2024.
Atuou no Parlamento com plena independência, propondo ações efetivas em favor do desenvolvimento de Ribeirão Preto como cidade próspera, inovadora, justa e mais humana.
Seus mandatos são marcados pelo comprometimento com a democracia participativa, a ética, o combate à corrupção, a transparência e a sustentabilidade em todos os seus pilares.
Líder RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), desde 2013, e atuante em questões de proteção ao meio ambiente, tendo recebido o reconhecimento do Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente do Ministério Público) pelo trabalho em defesa das áreas de recarga e afloramento do Aquífero Guarani.
Quando gerente-executivo da Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto), estruturou o convênio entre USP, Estado e Prefeitura, com o apoio da Finep, do MCT e da Fapesp para a construção do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, e liderou a implantação do MEI (Micro Empreendedor Individual) em parceria com o Sebrae, ACI, Sincovarp e Casa do Contabilista.
Palestrante da doutrina espírita, Papa foi presidente da Unificação Kardecista de Ribeirão Preto e membro do Conselho Deliberativo da Casa do Vovô. Trabalhou como gerente comercial em empresas nacionais e multinacionais, como Supercaixa, Naxos, Duracell e Gillette do Brasil.