A convite do vereador Marcos Papa (Podemos), a enfermeira Obstetra e Neonatal Raquel Zavanella e o parlamentar farão uma live pelo Instagram, nesta quarta-feira, dia 25 de setembro, às 20h, sobre assistência à saúde materno-infantil.

Mestre em Enfermagem e Doutora em Ciências, Raquel é graduanda em Psicologia, pós-Graduada em Psicanálise Perinatal e Parentalidade. Há 20 anos, a enfermeira atua no Ensino, Pesquisa e Assistência na área de Direitos Reprodutivos – Humanização e Qualificação da Assistência ao Nascimento no Brasil.

Papa é autor da Lei das Doulas e da Lei das Casas de Parto. Sancionadas há quatro anos, mas não regulamentas pelo Executivo, a Lei n°14.444 estabelece a atuação de doulas nos estabelecimentos de saúde de Ribeirão Preto e a Lei n° 14.445 define diretrizes que norteiam o funcionamento de Centros de Parto Normal e Casas de Parto.

Ambas as legislações foram elaboradas por Papa em conjunto com grupos de especialistas, após reuniões e audiências públicas. Papa é autor do Pacto Municipal Social pela Humanização de Assistência ao Parto em Ribeirão Preto, criado a partir da demanda de mulheres pesquisadoras e profissionais preocupadas com a falta de regulamentação e discussão política da humanização de assistência ao parto na cidade.

Entre as proposituras do Pacto Municipal, há o dever de fiscalizar e monitorar ações de prevenção à violência obstétrica, com estímulo da participação da mulher em órgãos de controle social e estímulo do pré-natal do homem. Papa é defensor do aleitamento materno, bem como condições para cuidados com recém-nascidos e primeiríssima infância, repudiando qualquer ação de coibição da prática da amamentação.