Um problema antigo na estrutura da lagoa do Córrego das Palmeiras, que provoca seca na Lagoa do Saibro, localizada no Jardim Interlagos, na época de estiagem, pode estar com os dias contados. Atendendo a um pedido do vereador Marcos Papa (Podemos), a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está realizando três serviços simultâneos que devem pôr fim ao problema.

No último dia 14, Papa se reuniu com a secretária de Infraestrutura, Catherine D’Andrea, e com o encarregado de manutenção de vias públicas Paulo Brasileiro. Acompanhado da moradora Amparo Bello Potel, que é uma liderança no bairro e acompanha a situação desde o início, o vereador detalhou o problema e os serviços necessários para resolvê-lo. A reunião ocorreu na Secretaria de Infraestrutura.

No dia 18 de julho, o encarregado de manutenção foi até o local e fotografou os pontos que necessitam de intervenção. Na inspeção, que foi acompanhada por Amparo e pelos assessores parlamentares Gabriel Benedetti e Monize Zampieri, ficou reforçada a necessidade de proteção do barranco com pedras e de restauro da grade da caixa de contenção da lagoa do Córrego das Palmeiras, além de limpeza nas canalizações de acesso entre as lagoas com restauro da ala.

Os serviços devem pôr fim a outro problema: o assoreamento na lagoa existente dentro do Condomínio Villa D’Itália, no Jardim Interlagos, causado por uma vazão exagerada devido ao desnivelamento na lagoa do Córrego das Palmeiras na época das chuvas.

Sem dúvida, essa é uma ótima notícia. Felizmente a Secretaria de Infraestrutura atendeu nossa solicitação e está resolvendo esse problema antigo que beneficiará a toda a região. Essas intervenções precisam ser feitas agora, no período de estiagem, para que tudo esteja pronto quando as benditas chuvas chegarem”, enfatizou o presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara.

Em agosto de 2021, Papa esteve no local acompanhado pelo então secretário Carlos Eduardo Alencastre e os moradores Amparo, Waldemar e Sônia. Desde 2013, o vereador acompanha a situação das lagoas, mantem contato com moradores e cobra ações da Prefeitura com vistas a preservação do meio ambiente e o bem-estar da população.

Registro de visita no local em agosto de 2021