Baseado no mesmo tema escolhido pela ONU para o Dia Mundial da Água, o evento ouvirá especialistas em uma discussão que deve pautar políticas públicas para o tratamento de Águas Residuárias na cidade.
Ribeirão Preto sediará no próximo dia 22 de março de 2017 o I Fórum da Água, evento que marcará o calendário de comemoração ao Dia Mundial da Água na cidade e terá como tema Águas Residuárias – mesma definição da ONU para a data em 2017. Realizado pela Câmara Municipal, sob organização do Vereador Marcos Papa, o Fórum da Água contará com a participação das principais autoridades da cidade sobre água e meio ambiente, além de palestrantes renomados no assunto, para orientar a cidade sobre a necessidade da garantia de utilização sustentável dos recursos hídricos.
O debate sobre o tema pretende expandir os horizontes para o tratamento de águas residuárias e estudar novas tecnologias que possam ser aplicadas ao município, além de explorar quais ações poderão ser tomadas para melhoria desta área na cidade. Entre os participantes estão representantes do DAEE, DAERP, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Gaema e Cetesb, além de dois palestrantes de referência em tecnologias para tratamento de águas residuárias.
De acordo com Papa, que também é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara Municipal, o I Fórum da Água deve abrir a discussão do tema na cidade, já com sugestões sérias para a realização de uma política efetiva, que possa pautar o Executivo e o Legislativo municipal de forma concreta. “Precisamos propor ações concretas, discutidas com quem entende sobre o assunto, para encontrar o melhor caminho para o aproveitamento dessa água na cidade”, alerta o vereador.
O I Fórum da Água constará no site da ONU entre as ações para o Dia Mundial da Água. O evento é gratuito e aberto ao público em geral, profissionais e estudantes das áreas de Meio Ambiente, Biologia, Engenharia, arquitetura, entre outras. A inscrição, que dará direito ao certificado de participação, deverá ser feita no endereço www.marcospapa.com.br/forumdaagua e o limite máximo de participantes será de 250 pessoas. O Fórum acontecerá no Plenário da Câmara Municipal – Avenida Jerônimo Gonçalves, 1200 -, das 14h às 18h, do próximo dia 22 de março.
Águas Residuárias em Ribeirão Preto
O Daerp informa que Ribeirão Preto trata 98% do esgoto coletado na cidade. Porém, a autarquia não diz qual a quantidade de esgoto que é efetivamente coletado, visto que não existe coleta de esgotamento sanitário em toda a extensão do município. “Esses dados são apenas de esgoto doméstico, no entanto, é importante lembrar que água residuária engloba ainda a proveniente das indústrias, comércio, serviços e águas pluviais, entre outras”, destaca a engenheira ambiental Andrea Bombonato, uma das organizadoras do evento.
Pelo mundo
Dados da ONU indicam que 80% do esgoto produzido pelos seres humanos volta à natureza sem ser tratado. Para beber, cerca de 1,8 bilhão de pessoas usam fontes de água contaminadas por fezes, o que as coloca em risco de contrair cólera, disenteria, febre tifoide e poliomielite. A cada ano, 842 mil mortes são causadas por causa da falta de saneamento e higiene, bem como pelo consumo de água imprópria. Atualmente, há mais de 663 milhões de pessoas sem acesso a fontes de água potável perto de onde moram.